Transformação Digital E Empregabilidade
Postado em: 28/11/2018, às 16:54
Na Chicago de 2035 o detetive Spooner é chamado para investigar a morte de um cientista, funcionário da empresa US Robotics, que fabrica os androides. Neste filme estrelado por Will Smith (Eu, Robô – 2004) há um paradoxo relacionado a tecnologia em algumas cenas, que mostram o prédio da fabricante dos robôs. Na sede da empresa, produtora dos androides que substituíram os homens em todo trabalho repetitivo, perigoso e pouco remunerado, aparecem centenas, talvez milhares de pessoas trabalhando.
No filme a fábrica da Audi aparece absolutamente automatizada, sem nenhum humano sequer como segurança, mas na indústria dos robôs muitas pessoas trabalham. Será que os robôs da US Robotics, que têm enorme capacidade de cálculo e aprendem até emoções humanas, não conseguiriam se auto produzir e evoluir seus próprios projetos? O que todos aqueles funcionários estão fazendo lá?
Se quando você sai do escritório a mesma pergunta lhe vem à mente, esse artigo é para você. Tecnologia aplicada a negócios é naturalmente associada a demissões. Se a Microsoft acelerou em escala qualquer atividade relacionada a planilhas quando lançou o Excel, não significa necessariamente que contadores, analistas financeiros, engenheiros ou matemáticos perderam seus empregos. Eles ganharam a oportunidade de fazer mais e melhor.
Obviamente muitos postos de trabalho foram extintos ao longo das últimas décadas, assim com várias profissões também, em função da tecnologia. Quanto mais repetitivo ou de baixo valor representar uma atividade, maiores as chances de redução da empregabilidade, em todos os setores da economia, no campo e nas cidades.
Aí reside a grande oportunidade: saia na frente invista em automatizar processos repetitivos, sejam eles simples ou estruturados. Considerando o inexorável avanço do big data, da inteligência artificial e do machine learning, a grande vantagem competitiva de um negócio não será tão somente o nível de automação, mas sim a capacidade da equipe de fazer mais e melhor.
Times eficientes precisam de ferramentas eficazes. Quando ambos se encontram o consumidor é diretamente impactado: produtos melhores, mais baratos, serviços mais assertivos e mais receita para o negócio. Quando a automação de processos vai além da redução de custos, e incorpora também foco da melhoria de qualidade, o desenvolvimento dos profissionais potencializa e remunera o investimento em tecnologia.
O staff passa menos tempo fazendo relatórios e mais tempo gerando insights para o negócio. O atendente de telemarketing ganha mais tempo para ouvir e representar o cliente na empresa. O assistente de expedição confere menos notas fiscais e otimiza mais a logística. Portanto é fundamental que os profissionais estejam aptos a absorver mudanças. É sua equipe trazendo maior retorno por Real pago de salário. É um bônus maior no final de ano. É sua carreira, sua empresa. De que lado você quer estar, da Audi ou da US Robotics?